top of page

Olá!

A inscrição, totalmente gratuita, será mediante preenchimento do formulário do Google presente no link abaixo:

*Ao realizar a sua inscrição, atente-se para a disponibilidade de vagas nas Oficinas.

Submissão de resumos expandidos:

Cada participante devidamente inscrito no II Colóquio de Botânica Cultural da UEFS terá direito de submeter até dois resumos expandidos para apresentação oral em dia e horário posteriormente divulgados.

Observação importante: É absolutamente obrigatório que o trabalho tenha algum aspecto cultural relacionado à Botânica.

Automaticamente, todos estarão concorrendo ao Prêmio Vanilda Moraes; os três primeiros colocados receberão premiação em livros, além de certificado.

Maria Vanilda Moraes Oliveira trabalhou no Laboratório de Taxonomia Vegetal (Taxon) e no herbário (HUEFS), sempre enriquecendo a todos com a perspectiva biocultural das plantas. Ela tinha enorme conhecimento de plantas adquirido como autodidata e, claro, por herança familiar em contato com a terra. Ela é autora do livro O cravo bem temperado: usos, história e estórias das ervas aromáticas e outros condimentos (UEFS, 2002).

Todos os resumos serão recebidos exclusivamente por meio do link disponibilizado no ato da inscrição, no período de 20 de maio a 20 de agosto de 2024. Os resumos serão apreciados por pesquisadores nacionais e estrangeiros, convidados pela Comissão Organizadora, e poderão ser aceitos, rejeitados ou aceitos com modificações. Neste último caso, os resumos serão devolvidos para alterações a serem efetuadas pelo(s) autor(es), e devolvidos em um prazo máximo de 48 horas. Por isso, recomendamos verificação da caixa postal eletrônica do remetente frequentemente até a obtenção do resultado final. Os trabalhos selecionados comporão os Anais do II Colóquio de Botânica Cultural da UEFS, que serão publicados como livro.

Normas para submissão de resumos:

Os resumos expandidos poderão ser escritos em português e espanhol e conter um máximo de 15 (quinze) laudas. Não serão aceitos trabalhos já publicados. O texto deve ser escrito usando Times New Roman 12 e espaçamento simples. As páginas devem estar no formato A4, com as seguintes margens: acima 3 cm, abaixo 2 cm, à esquerda 2,5 cm e à direita 2,5 cm. O texto deve ser formatado em uma única coluna. O texto, incluindo figuras, tabelas, fórmulas e referências, deve ter no mínimo cinco páginas e no máximo quinze páginas, digitados em editor de texto word do Office 97- 2003 ou posterior. O título deve conter no máximo 150 caracteres sem espaço, em Times New Roman 12, negrito, centralizado, com letras maiúsculas e itálico para termos taxonômicos. Deixe uma linha de espaço antes do nome dos autores. Os nomes por extenso dos autores deverão ser escritos em Times 12, justificado. Indicar o endereço do autor usando número sobrescrito após o nome. Marque o autor correspondente com um asterisco. (ex.: Eraldo Medeiros Costa Neto1* e Cássia Tatiana da Silva Andrade2). Deixe uma linha de espaço entre o nome dos autores e das Instituições. O endereço dos autores deve ser escrito em Times 12 e justificado. Indique o e-mail do autor correspondente. Em seguida, vem o resumo (máximo de 150 palavras) e as palavras- chave (mínimo de três e máximo de seis). Para o corpo do texto, deixe uma linha de espaço e comece o parágrafo sem margem. Deverá ser escrito de forma clara e objetiva, contendo breve introdução (opcional), objetivo, metodologia, resultados e/ou conclusões, mas apresentado como texto corrido. Os agradecimentos podem ser mencionados, como um último parágrafo. Os nomes científicos deverão ser formatados em itálico, seguindo-se as regras do Código de Nomenclatura Internacional. Agências financiadoras: deixe uma linha após as palavras-chave, Times 10 e preferencialmente identificadas por suas siglas. (ex: Suporte financeiro: CNPq.)

Observação: Apenas serão aceitos trabalhos devidamente aprovados por instituições e/ou órgãos que chancelam as condutas de pesquisas que envolvem seres humanos e/ou conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético.

A seguinte estrutura de seções é sugerida para a elaboração dos textos:

 

  1. Introdução: apresentar de forma sucinta o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa, os objetivos do trabalho e as principais pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s);

  2. Material e Métodos: apresentar de forma sucinta os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e procedimentos de análise;

  3. Resultados Parciais/Finais e Discussão: apresentar de forma sucinta os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;

  4. Considerações Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;

  5. Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto.

Tabelas, Figuras e Equações:

As tabelas, figuras e equações devem ser enumeradas em algarismo arábico. Todas as chamadas de tabelas, figuras e equações, no texto, devem ser citadas: Fig. 1, Tab. 1, Eq. 1. Nas tabelas, o título deve ser inserido na sua parte superior. Nas figuras, as legendas (ou fonte) devem ser inseridas na sua parte inferior. Nas equações, a numeração deve ser apresentada, entre parênteses, na margem direita da equação.

Citações e Referências:

As citações no texto devem ser feitas da seguinte forma: a) um autor: Sano (2010); dois autores: Sano e Bono (2010); (c) três ou mais autores: Sano et al. (2010). As referências devem ser completas e uniformes. Elas devem ser escritas em Times New Roman, 12 pt e separadas por um espaçamento simples.

Exemplos de referências são apresentados a seguir.

Artigo em periódico:

Welker, C.A.D. A filatelia como forma de divulgação da flora brasileira. Revista Brasileira de Biociências, v. 8, n. 3, p. 273-278, 2010.

Livro:

Rätsch, C. Las plantas del amor: los afrodisiacos en los mitos, la historia y el presente. México: Fondo de Cultura Económica, 2011.

Capítulo de Livro:

Coelho, L.B.N. A linguagem cultural do crisântemo. In: Costa Neto, E.M.; Funch, L. S. (org.). Práticas investigativas em etnobotânica: distintos olhares, afins encontros. Feira de Santana: Zarte, 2023. p. 145-172.

Dissertação/Tese:

Andahur, J.P. Florestas e questões de gestão ambiental na bacia do rio Paranã. 2001. 71 f. Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília, Brasília, 2001.

Eventos:

Sousa, G.B. Árvore camaçari (Caraipa densifolia Mart.): resgate histórico e ambiental. In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE NA BAHIA, 3. Salvador, BA. Anais... Salvador: UFBA, p. 73-74, 2004.

bottom of page